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terça-feira, 5 de abril de 2011

Aula Prática de Biologia - Células Reprodutivas Vegetais


Professora: ROBERTA ARAÚJO CISNEIROS

Aula Prática: ANATOMIA E FISIOLOGIA DOS SISTEMAS REPRODUTOR MASCULINO E FEMININO NOS VEGETAIS.

Objetivo(s):

1. Identificar as partes de uma flor
2. Observar e identificar os órgãos reprodutivos de uma flor.
3. Observar e identificar as células reprodutivas (ovócito e grão de pólen) nos vegetais.

Informações: No experimento será utilizada a estrutura de uma Fanerógama (Angiosperma), cujo órgão de reprodução é a flor. O conjunto de Carpelos é denominado GINECEU e o conjunto de Estames, ANDROCEU. Na região do estigma, os grãos de pólen tomam a forma de tubo polínico (ESTILETE), que se dirige ao ovário onde pode ocorrer a fecundação.

Material:

1. Conta-gotas
2. Estilete
3. Flores
4. Lâmina
5. Lamínula
6. Lupa
7. Microscópio Ótico
8. Placa de Petri
9. Solução Concentrada de Açúcar (Glicose)

Procedimento Experimental:

1. Observando flores femininas, masculinas e hermafroditas, identifique, esquematize e nomeie suas partes estruturais.
2. Segure o estame de uma das flores pelo filete, agite-o de modo que as anteras possam depositar o pólen sobre uma lâmina. Logo em seguida, com a ajuda de um conta-gotas, pingue uma gota de solução de sacarose e observe no microscópio. Repita o procedimento com diferentes tipos de flores sempre esquematizando o material observado.

Registro dos Resultados: Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. A prática sobre angiospermas ajudou a motivar o aprendizado em equipe onde os alunos manuseavam os diferentes tipos de flores e observavam na lupa e no microscópio as diferenças morfológicas entre as espécies. O Laboratório de Biologia e Química da EREM Maria Vieira Muliterno, objetiva constituir a unidade entre prática e teoria. A prática permite descobrir e redimensionar o conhecimento que é abstraído através da teoria. A teoria, além de ser a abstração da prática, a ilumina e a identifica. Trabalhar com experiências é realmente muito importante para desenvolver habilidades de raciocínio no aluno e motivá-lo para o aprendizado ao aplicar os conteúdos em situações do dia-a-dia descobrindo que o pólen que gruda na sua mão também se fixa no estigma da flor para que ocorra a fecundação, e que o resultado deste processo são os frutos deliciosos que as plantas nos oferecem, fontes saudáveis de carboidratos, fibras, sais minerais e vitaminas.
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Atenção máxima no manuseio da lâmina e do Microscópio

Aula Prática Aplicada no 2º White no dia 04/04/2011.


 A socialização dos conhecimentos.

Aula Prática Aplicada no 2º Blue no dia 04/04/2011.


Explicações teóricas fundamentadas pela aula prática.

Aula Prática Aplicada no 2º Orange no dia 05/04/2011.


Os detalhes são revelados pelo Microscópio.

Aula Prática Aplicada no 2º Yellow no dia 05/04/2011.


Um comentário:

  1. Muito bom,com essas aulas os alunos que enveredarem pela área de saúde,biológicas e química chegarão com alguns conceitos de microscopia e de alguns materiais usados num laboratório.

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